Rompendo barreiras com entendimento

 

    Muito se fala em inteligência emocional, autoconhecimento, automotivação, meditação, enfim, muitos recursos que buscamos para ter um melhor desempenho. Quando nossos clientes nos questionam, tanto nos atendimentos como nos treinamentos, sobre o que é inteligência emocional e como desenvolver a maior performance, costumamos passar o entendimento que trazer a consciência seus comportamentos inconscientes é um processo pelo qual você tem que passar para desenvolver a inteligência emocional, principalmente quando se trata em manter o foco em prol dos seus objetivos e neutralizar seus vícios emocionais e comportamentais sabotadores.

    Perceber as emoções, saber de onde vem, e o porquê dela se pronunciar, parece difícil, e isso ao longo das nossas vidas, ninguém nos ensina.

   Quando você passa a desenvolver um olhar meditativo, vai perceber que tudo isso esta dentro de você. Basta ampliar a consciência e olhar para sí, se questionar, ir aos porquês de cada sentimento. Vivemos presos em emoções, e nosso inconsciente capta em nossas acuidades sensoriais (visual, auditivo, olfativo, cinestésico gustativo) emoções que se atrelam a memórias inconscientes acionando gatilhos tanto para emoções positivas, como também emoções negativas.

    Seus comportamentos e emoções se manifestam e exteriorizam de forma que uma pessoa com a consciência pouco ampliada nem percebe, e tudo transparece a sua volta, dessa forma entramos em estados emocionais instantaneamente e algumas vezes demoramos a perceber que estamos presos e condicionados naquela emoção.

    Agora, respire fundo, se permita pensar e se responda (dica: anote), qual emoção que mais tem incomodado você nesse momento? O que você tem procrastinado por conta dessas emoções? Deixe os pensamentos virem à tona e preste atenção em todas as imagens e sensações. O que está gerando isso? Desde quando você a tem? Em que momentos ela se pronuncia? Até quando você irá deixar essa sensação se manifestar e interferir seu dia-a-dia? O que você precisa saber ou fazer para ter a certeza de que ela não irá mais se manifestar?

    Lembre-se! Uma pessoa com objetivos definidos, que define sua estrada, e tem a disciplina de fazer as coisas que ela se propõe a fazer, tem menos chances de sofrer abalos emocionais por situações adversas, tem menos chances de se desmotivar e mais motivos para se motivar, elas sabem tolerar circunstâncias e sabem que tudo é um processo para alcançar o que querem. Tolere, sonhe, acredite e ouse! A vida é uma só, você vai ficar até quando deixando suas emoções tomarem conta do seu dia?

 

Rafael Granella

Difusor do Entendimento

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Recentes

January 11, 2018

January 10, 2018

Please reload

Siga
  • Facebook - Black Circle
  • LinkedIn - Black Circle
  • Instagram - Black Circle